A Rota do Pará, concessionária responsável pela administração das rodovias que interligam a Região Metropolitana de Belém à Morada Nova, distrito de Marabá, no Sudeste do Estado, informa que foi autorizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEINFRA) e Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte (ARTRAN), o início da Operação de forma educativa, nos lotes 1 e 4, compostos pelas Praças de Pedágio 1, 2, 7 e 8, nos termos das cláusulas do contrato de concessão nº 44/2023 a partir de 00:00 hora do dia 01/08/2025 e o início da Operação com cobrança de tarifa de pedágio, a partir das 00:00 hora do dia 15/08/2025.
Durante o período de 15 dias, as equipes da Rota do Pará atuarão de forma a orientar os motoristas sobre o uso das praças de pedágio e serviços disponíveis. O momento é um dos marcos da primeira concessionária de rodovias da região, que venceu o Edital de Concessão nº 001/2023.
A Rota do Pará informa que o valor da tarifa será publicado pela ARTRAN antes do início da cobrança. Serão aceitas todas as formas de pagamento, bem como o uso de TAGs nas faixas de cobrança automática, além da oferta de desconto progressivo para usuários frequentes. A concessionária reforça que motocicletas são isentas do pagamento de tarifa.
Investimentos por 30 anos
A Rota do Pará assumiu, em agosto de 2024, a concessão das rodovias PA-150, PA-475, PA-483 e da Alça Viária, além de trechos da PA-252 e PA-151. Serão 30 anos de investimentos na recuperação, operação, manutenção e modernização de um dos mais importantes corredores viários do Estado do Pará.
“Uma das etapas de nosso contrato, para que pudéssemos iniciar a operação comercial, são os chamados trabalhos iniciais, previstos para durar 2 anos. A antecipação desta etapa foi um divisor de águas para a nossa concessão. Foram investimentos privados superiores a R$ 245milhões em menos de 1 ano, com o intuito de garantir rodovias mais seguras para os nossos usuários. As manutenções rotineiras de tapa-buraco, sinalizações, limpezas, roçagem e a disponibilidade ao longo da rodovia dos serviços de inspeções, ambulâncias, guinchos leves e pesados, entre outros, já é uma realidade”, comenta o Diretor Presidente da Rota do Pará, Wilton Filho.
De acordo com o executivo, os investimentos estão apenas começando. “Estamos apenas em nosso primeiro ciclo. O segundo ciclo de investimentos, entre os anos de 2026 e 2030, incluirão obras de ampliação de capacidade e novas melhorias. Já a partir de 2031 até 2054, haverá mais obras de melhorias, ampliações e manutenções”, revela Wilton Filho, que completa afirmando que “esse trabalho representa um avanço significativo para a segurança viária e dos usuários, a fluidez do tráfego e o desenvolvimento socioeconômico do estado”.
Descontos e isenções
Usuários que diariamente utilizam as rodovias sob concessão da Rota do Pará terão direito à dois importantes benefícios: descontos progressivos de uso frequente e isenção para motocicletas.
“Quando assinamos o contrato, o Governo do Estado do Pará e a Rota do Pará, entendendo a realidade local, estabeleceram que as motos teriam isenção na tarifa, ou seja, não pagarão pedágio. Sabemos como este modelo de transporte é importante para a população, em especial de quem mora na zona rural dos municípios”, esclarece Wilton Filho.
Já para aqueles que circulam pelas rodovias em veículos, será ofertado descontos progressivos a partir do uso das faixas de cobrança automáticas. Para isso, será necessário o uso das chamadas “TAGs”, de qualquer bandeira e que podem ser adquiridas junto às empresas que oferecem o produto.
Modernização e segurança
Vale ressaltar que os recursos arrecadados serão direcionados para investimentos contínuos, garantindo a ampliação da capacidade das vias e a oferta de serviços essenciais aos usuários, como assistência 24 horas com guinchos, ambulâncias e sistemas de monitoramento avançados, reforçando a segurança e a eficiência no tráfego. Estes serviços podem ser acionados pelo número 0800 150 1150, tanto por ligação, quanto por mensagem de whatsapp.
As primeiras melhorias já podem ser vistas em mais de 500 km, desde a Alça Viária até Marabá, abrangendo as cidades de Abaetetuba, Acará, Barcarena, Breu Branco, Goianésia do Pará, Ipixuna do Pará, Jacundá, Marabá, Moju, Nova Ipixuna e Tailândia. Mas os benefícios para os usuários ao longo de 30 anos são significativos, incluindo:
- 58 interseções e acessos;
- 29,7km de terceiras faixas;
- 66,2km em duplicações;
- 246,8k em acostamento nos dois sentidos;
- 11 passarelas de pedestres;
- 52 unidades de alargamentos de obras de artes especiais, como pontes;
- 01 interseção em dois níveis com 1 viaduto.
Para monitorar os trabalhos ao longo das rodovias, a Rota do Pará está implementando sistemas de última geração e serviços de assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana, como guinchos e ambulâncias, garantindo segurança e fluidez no tráfego.
Projeto irá gerar 2,6 bilhões em impostos para áreas como saúde, educação e segurança
Com um investimento total projetado de mais de R$ 3 bilhões até 2054, o projeto visa gerar benefícios econômicos e sociais significativos. Estima-se que cada R$ 1 investido resulte em R$ 4,17 de retorno social, além de gerar R$ 2,6 bilhões em impostos destinados a áreas como saúde, educação e segurança. A economia para os cofres públicos é estimada em R$ 2,9 bilhões, resultado da redução de custos operacionais e da eficiência na gestão das rodovias.
Além disso, serão criados empregos diretos e indiretos, contribuindo para o fortalecimento econômico das comunidades locais e a dinamização da economia paraense. O modelo de concessão não apenas potencializa a infraestrutura, mas também cria um impacto social positivo, refletindo um compromisso com o bem-estar das comunidades e a preservação ambiental.
Segurança viária e redução de acidentes
Em termos de segurança, a iniciativa prevê melhorias estruturais, como duplicações, interseções e a construção de passarelas, além de um plano robusto de segurança viária.
Um dos pontos mais sensíveis nas estradas é a falta de acostamento, uma preocupação de todos que fazem parte do projeto, alerta Wilton Filho. “Só de acostamento, está prevista a construção de mais de 240 km nos dois sentidos. Com isso, acreditamos que conseguiremos reduzir os índices de acidentes de trânsito, contribuindo para um tráfego mais seguro em todo o sistema viário e salvando vidas”, conclui.
As equipes de emergência já estão disponíveis 24 horas para atender rapidamente as necessidades. Desde agosto de 2024 até julho de 2025, já foram realizados mais de 2mil atendimentos de emergência, incluindo a remoção de animais na estrada, assistência a acidentes e panes mecânicas.
Um resumo do projeto Rota do Pará
Melhorias e benefícios
- Infraestrutura: Restauração de pavimentos, duplicações (66,2 km), acostamentos (246,8 km), e 11 passarelas de pedestres.
- Pontos de descanso: 4 pontos com infraestrutura como banheiros, Wi-Fi e estacionamento.
- Segurança: Redução em acidentes de trânsito.
- Impactos econômicos: R$ 2,6 bilhões em impostos e R$ 2,9 bilhões em economia pública.
Serviços ao usuário
- Assistência: Guinchos leves e pesados, ambulâncias 24 horas por dia, 7 dias por semana, viaturas de inspeção e caminhões-pipa.
- Atendimento: Número 0800 150 1150
- Denúncias: e-mail ouvidoria@rotadopara.com.br
- Pedágio: Início no dia 15 de agosto de 2025, com opções de pagamento eletrônico e manual. Descontos para usuários frequentes.
Sustentabilidade
- Diretrizes ambientais: Gestão de resíduos, eficiência energética e compensação de GEE.
- Programas sociais: Relacionamento com comunidades e educação para o trânsito.
Cronograma
- Trabalhos iniciais (2024-2025): Recuperação de rodovias, pavimentação e sinalização.
- Segundo ciclo (2026-2030): Ampliação de capacidade e novas melhorias.
- Terceiro ciclo (2031-2054): Manutenção contínua e obras adicionais.